english
museu da tolerância USP são paulo - sp
ficha técnica
ano
2005
equipe

joão paulo daolio

thiago natal duarte 

modelo 3d

visualize arquitetura digital 

 

menção honrosa -  concurso público nacional para o Museu da Tolerância-USP

MUSEU NO CAMINHO 

Esse projeto pretende propor um espaço aberto, onde as atividades do museu, de pesquisa e de convívio possam ocorrer em espaço público.

As áreas situadas no perímetro do campus, em contato direto com a cidade, ainda estão em construção. Assim, após a derrubada dos muros, um parque linear perimetral ao redor de toda a universidade se tornaria possível. O edifício proposto se insere justamente entre este eixo perimetral e o prolongamento do eixo das Humanas em direção ao Instituto Butantan. 

A partir de uma praça no térreo se constrói um percurso até a cobertura, intercalando-se áreas de exposição ao ar livre e áreas mais estanques que poderão abrigar obras que necessitem de maior proteção. No topo chega-se  em um mirante com uma vista privilegiada para o espigão da Avenida Paulista. 

Abaixo da praça concentram-se o restante do programa divididos em dois edifícios separados por um pátio. Duas vigas em treliça metálica, distante dez metros uma da outra, vencem 40 metros de vão com 15 metros de balanço de cada lado. Os vedos nas faces norte e sul são em vidro. A fachada norte recebe ainda uma tela metálica com uma densidade que propicie um controle adequado da luz no interior do espaço de exposições e que possibilite projeções cinematográficas durante a noite.

imagens
desenhos
implantação
seção 01
seção 02
seção 03
planta nível +9.00m
planta nível +5.00m
planta nível 0.00m
planta nível -3.00m
planta nível -7.00m

© 2019 Obra Arquitetos - Todos os direitos reservados