english
edifício Hokkaido jaguariúna - sp
ficha técnica
ano
2016
equipe

joão paulo daolio 

thiago natal duarte

diogo cavallari (colaborador)

 

projeto estrutural

JC Saldanha

 

construção e incorporação

truzzi engenharia

 

fotos

nelson kon

 

_ revista Projeto, edição 436 mar/abr. 2017

 

Arquitetura objetiva e projeto detalhado.

Uma construtora nos encomendou o projeto de um edifício, seria a primeira experiência da empresa em construir imóveis próprios, e portanto os recursos eram bem controlados. 

Esta é uma situação bem comum nas cidades brasileiras. A arquitetura precisa propor soluções e elaborar projetos  que atendam com qualidade e bom desempenho.

O sistema construtivo escolhido foi em estrutura mista, concreto armado moldado in loco para o embasamento e alvenaria estrutural para o restante dos pavimentos.

As paredes de apoio estão localizadas nas extremidades das unidades para favorecerem a flexibilidade da planta. As lajes, em painéis treliçados pré-fabricados, apoiam-se diretamente nessas paredes e vencem o vão de seis metros sem vigas e pilares internos às unidades. A caixa de elevador e algumas poucas vigas de travamento completam a estrutura.

O terreno possui 600m² e previa-se inicialmente a construção de 12 apartamentos com uma vaga de estacionamento cada.  A legislação permitia que fossem construídos edifícios de no máximo quatro pavimentos e também considerava que o nível até 1,5m de altura em relação ao nível médio do terreno, seria considerado como pavimento térreo.

Assim, optamos por elevar o edificio e considerar o térreo na altura máxima permitida (+ 1,5m) que, além de favorecer a construção da garagem, reduzindo contenções e rampas de acesso, possibilitaram a construção de 15 unidades no terreno.

Essas três unidades extras conseguidas no projeto (que não estavam previstas inicialmente) geraram uma maior rentabilidade ao empreendimento e parte dela foi investida na melhoria da própria condição da obra. Uma dessas unidades, por exemplo,  serviu de pagamento para a empresa que realizou os caixilhos de alumínio, permitindo que as unidades tivessem janelas e aberturas generosas. 

Reunindo soluções que fazem parte do vocabulário básico da arquitetura, mais desconhecidas por grande parte das pessoas e empresas que projetam e constroem as cidades, pode-se obter melhores resultados seja para o empreendimento em si como para  garantir melhor qualidade de vida e espaço para pessoas.

fotos
imagens
desenhos
pavimento tipo
pavimento hall
estacionamento
seção 01
seção 02

© 2019 Obra Arquitetos - Todos os direitos reservados