english
SESC Franca franca - sp
ficha técnica
ano
2012
equipe

Andre Yoshimoto

Baldomero Navarro

Diogo Cavalari

João Paulo Daolio

Thiago Natal Duarte

Patricia Santana _ panorama paisagismo 

Projeto Finalista

Pretende-se aqui que o SESC marque sua presença na cidade como local ímpar, área verde de lazer plenamente equipada, e não como um edifício cercado por  áreas verdes residuais. 

O partido adotado radicaliza as diretivas apresentadas no termo de referência ao tratar o “bosque artificial” como programa central na construção do lugar, lugar este que se desdobra para além dos limites do lote alcançando, literalmente, a dimensão de paisagem urbana, oferecendo solução de desenho para criar uma cidade mais humanizada, a ser replicada pela outras áreas.

Uma generosa rua arborizada foi aberta na divisa do terreno com o estádio, dando continuidade ao bosque e conectando-o às ruas laterais; além de servir como acesso secundário, esta rua arborizada funciona como desafogo em relação ao terreno do estádio. Por esta rua imagina-se a possibilidade de ligar o estádio ao SESC e às ruas que o circundam. O bosque, além de elemento paisagístico central, funciona também como importante elemento de conexão entre os diversos núcleos do edifício entre si e destes com a rua.

A escassez de espaços abertos qualificados na região orientou o desenvolvimento deste estudo preliminar na busca de uma resposta arquitetônica, em escala urbana, que pudesse ser replicado pela cidade posteriormente, qualificando a paisagem e reduzindo o excessivo número de acidentes de trânsito. O estacionamento tem acesso pela rua Nelson Presotto, único trecho do entorno em que estacionamento de carros na rua é proibido, facilitando a manobra de veículos.

imagens
desenhos
planta nível 115,00
planta nível 111,00
planta nível 107,00
planta nível 103,00
planta nível 99,00
corte X
corte A
corte B
corte C
corte D
corte E

© 2019 Obra Arquitetos - Todos os direitos reservados